5 Dicas para melhorar a gestão financeira da sua imobiliária
Não importa em qual segmento você e sua empresa atue, as finanças sempre serão uma tarefa difícil. No mercado de imóveis o mesmo acontece e é por este motivo que hoje vamos trazer algumas dicas para melhorar sua gestão financeira.
Em uma imobiliária o empreendedor deve gerir a equipe de corretores, coordenar seu tempo, cuidar da saúde financeira da empresa, captar imóveis e muitas outras coisas, concorda? Se essas tarefas se acumulam você tem um grande problema nas mãos e lembramos que, raramente, há espaços para erros.
A sustentação da sua imobiliária com certeza é a parte financeira. Ela é a parte principal para o funcionamento, pois nenhum outro investimento poderá ser feito se não há uma boa gestão financeira.
Por conta disso vamos trazer 5 dicas para você. Confira:
1- Misturar o Pessoal com o Profissional
A primeira, e mais básica, dica tem a ver com um problema mais comum do que possamos imaginar: empreendedores que misturam seu dinheiro com o da empresa.
Apesar de ser bastante comum, esta é uma prática que prejudica bastante a saúde financeira do seu negócio. A empresa possui gastos fixos e variáveis e, após fazer isso, é muito fácil perder o controle do planejamento.
Para acabar com essa prática é importante se ter em mente que todo o lucro obtido pela empresa deve ser estudado com afinco, a fim de analisar e conseguir prever se o negócio precisará de uma injeção de capital a longo prazo.
Da próxima vez que pensar em fazer isso, lembre-se: as despesas e lucros da imobiliária devem ser planejados de formas diferentes.
2- Faça uso da tecnologia!
Hoje em dia a tecnologia auxilia todos os segmentos e o imobiliário é um dos favorecidos. Fazer uso de um sistema de gestão financeira é imprescindível para a funcionalidade do seu negócio.
Você não precisa depender de papéis ou correr o risco de esquecer alguma informação importante por que não registrou, não é? Mantenha suas finanças em dias, de forma organizada e veja sua administração monetária alcançar um outro patamar.
3- Pense nas consequências dos investimentos
Em muitos dos nossos textos aqui no blog, nós sempre falamos de ferramentas que te auxiliam em determinada função ou tarefa. Claro que não podemos pensar em usar um CRM, por exemplo, sem que haja um certo valor para aplicar, não é?!
É exatamente sobre isso que queremos tratar aqui. Todo e qualquer investimento que seja feito (mesmo que mínimo) é necessário ser avaliado pelos gestores para verificar se realmente é viável.
Se você optar por fazer uso de uma ferramenta que não pode pagar, já está colocando em xeque tudo que ela promete, pois o retorno da mesma pode se dar a longo prazo e talvez você não tenha capital para mantê-la até lá.
Portanto, não faça loucuras e só invista naquilo que você pode pagar e manter.
4- Fique atento ao Fluxo de Caixa
Saber organizar seu fluxo de caixa é tão importante quanto saber cuidar dos seus gastos e lucros, concorda? Acompanhar o fluxo monetário permite que você observe determinados períodos do mês ou ano em que suas vendas ficam abaixo do esperado (o que permite que você se antecipe a esse que pode ser um problema).
Ter conhecimento disso permite que você não seja surpreendido por gastos elevados ou lucros pequenos e possibilita também um melhor planejamento (que nos leva ao quinto e último tópico).
5- Planejamento
Por fim chegamos ao nosso último tópico do post. O planejamento abarca todas as questões (e outras mais) que tratamos aqui.
Com um planejamento assertivo você consegue:
1- Projetar os investimentos tomando como base o lucro da empresa (imobiliária);
2- Organizar como o uso da tecnologia será feito (quem vai acessar, forma de pagamento, qual será o software, etc);
3- Ficar atento a Régua de Cobrança;
4- Não esquecer de realizar pagamentos fundamentais;
Conseguiu perceber como uma gestão financeira deixa tudo, de certa maneira, mais fácil? Se você não pensar hoje mesmo como adotar uma gestão eficaz para sua imobiliária dificilmente ela irá evoluir.
Quando você tem uma visão global do negócio tudo fica mais fácil de entender (como os seus gastos e lucros). Dessa forma, se você decidir adotar um planejamento realmente estruturado, sua empresa crescerá bastante.
Esperamos que essas dicas realmente tenham te ajudado a pensar seu negócio como algo a ser desenvolvido cada vez. Bom planejamento e até a próxima postagem!