5 Técnicas para qualquer corretor alavancar suas vendas
Ser profissional do ramo imobiliário não é uma tarefa das mais fáceis, não é?! Você precisa ter técnicas de venda e negociação bem específicas e necessita lidar com aquilo que é o maior sonho de muitas famílias: a casa própria. Por este motivo o processo decisório pode ser um pouco demorado – já que tem diversas variáveis a se considerar.
Em um mercado que ano após ano se torna ainda mais competitivo, cabe ao corretor desenvolver certas habilidades que o diferenciem dos demais profissionais. Orientar o cliente da melhor forma, oferecer um atendimento atrativo, esses são apenas alguns atributos que fazem você se destacar no mercado.
Para melhorar seu desempenho nas vendas separamos hoje 5 dicas rápidas e práticas para você implementar logo amanhã e ver seus resultados crescerem. Confira logo abaixo!
1- Esclareça as dúvidas do seu cliente
Saber de todos os detalhes (até aqueles mais minuciosos, como o ano em que a residência foi construída, por exemplo) do imóvel é fundamental para antecipar ou esclarecer as dúvidas do seu cliente.
Reúna todas as informações possíveis sobre o empreendimento e apresente para o consumidor, incluindo, é claro, as vantagens e diferenciais inerentes àquele imóvel. Talvez você ache essa dica pouco efetiva mas já se perguntou se aquele imóvel encalhado não fosse vendido utilizando esta tática?
Lembre-se de ser bem explicativo e mostrar todos os detalhes. Dessa forma restará poucas dúvidas e o cliente saberá exatamente o que está comprando.
2- Use a tecnologia a seu favor
Se você deseja ser ainda mais assertivo nas vendas e poupar tempo indo a menos visitas de imóveis, saiba que a tecnologia pode te ajudar nesse quesito. A partir de tour virtual, ou vídeos feitos diretamente de dentro dos empreendimentos, é possível oferecer essa experiência ao cliente em potencial.
Dessa forma você consegue selecionar exatamente aquele indivíduo que ficou interessado no imóvel, o que lhe poupa muito tempo (não precisando ir a visitas). Além disso, tal ferramenta digital costuma impactar positivamente grande parte das pessoas, fazendo com que este recurso seja mais um atributo a ser somado ao seu trabalho.
3- Dialogue com o cliente e não pense apenas em vender
É fato que o foco de todo e qualquer corretor é vender, certo?! Mas não fique preso 100% a isso, pois a pessoa que te procura está interessada em realizar um sonho através da compra de um imóvel.
O excesso de profissionalismo pode atrapalhar nesse caso, já que o cliente necessita de alguém que entenda um pouco suas necessidade e pense como ele. Ao invés de “soltar” frases prontas, faça um pequeno esforço para conhecer o cliente e o ajude a concretizar este momento de realização. De qualquer forma, ao final você terá atingido o seu objetivo principal: vender.
4- Planeje-se!
O planejamento deve fazer parte da vida profissional de qualquer segmento, pois é com ele que conseguimos administrar nosso dia a dia e ter noção se as metas foram alcançadas ou não.
Pense sempre como otimizar suas tarefas para o outro dia e foque naquilo que pode ser melhorado. Diante disso, ao final de cada expediente planeje o seu próximo.
5- Pós-Venda
Esta é uma etapa do processo de compra que é – muitas vezes – negligenciado pelos corretores e imobiliárias. Além de se mostrar disponível, trabalhar o pós-venda junto ao seu cliente faz com que as portas fiquem sempre abertas e o consumidor volte futuramente.
Por mais que tenham ações mais caras e investimentos consideráveis, você pode ser prático e fazer uma simples ligação ou visitar seu antigo cliente. Isso mostrará que você se preocupa com ele e seu conforto no imóvel, fazendo com que sua empresa seja bem-quista por ele (e quem sabe até não gere uma indicação para familiares ou amigos, hein?!).
Notou como as coisas simples acabam por significar muito no processo de venda? Era exatamente isso que nós queríamos passar para você. A maioria dessas dicas podem começar a ser planejadas já amanhã. Que tal começar a experimentar e ver seu desempenho de vendas crescer? Vamos lá?