Como melhorar as vendas da minha imobiliária em poucos passos
“Como atrair mais clientes para minha imobiliária e conseguir ser mais efetivo nas minhas vendas?” Quem aí nunca se pegou pensando nisso, não é?! Essa é uma das principais – e talvez a mais difícil – tarefas de qualquer empreendedor do ramo imobiliário.
A cada dia surge uma nova possibilidade para você testar e tirar suas próprias conclusões acerca do que é ou não eficiente para sua imobiliária. Algumas estratégias são mais efetivas do que outras e isso pode variar de empresa para empresa.
No texto desta semana trouxemos para você algumas dicas de como ser mais assertivo nas estratégias e conseguir conquistar cliente tanto a curto quanto a longo prazo.
1. Primeiro Passo:
O primeiro passo – e que não deve ser ignorado sob nenhuma circunstância – é o fato do quão importante é conhecer (de forma profunda) seus potenciais clientes. Se você consegue definir de forma clara quem é o seu público-alvo, isso te ajudará a traçar a estratégia mais adequada para aquele tipo de consumidor.
Quanto mais detalhes, melhor, portanto, não se atenha somente a idade, classe ou gênero e procure ter acesso a informações mais relevantes, como seus hobbies, estilo de vida, etc.
Para ter acesso a tais informações o ideal é realizar uma pesquisa com sua base de dados/clientes em potencial para que assim você fique ciente do estado civil da pessoa, quais redes sociais ela costuma usar, qual sua profissão, atividades preferidas e muitas outras perguntas que podem ser relevantes para você.
2. Segundo Passo:
Saber todos os detalhes do imóvel à venda é o segundo passo para você conseguir ser mais efetivo nas suas vendas. Ao ter traçado o seu público-alvo (conforme o passo 1), consequentemente você terá conhecido de forma mais profunda os seus clientes, certo?!
Dessa forma, ao conhecer melhor seus consumidores, você também saberá qual tipo de imóvel melhor o agrada e quais detalhes fazem a diferença na residência desejada. Seu cliente pode se interessar pela metragem ou quantos quartos possuem o imóvel, mas para outros a vizinhança e os estabelecimentos próximos sejam mais relevantes. Por este fato que é importante não conhecer somente os aspectos técnicos da residência, mas também as questões que a rodeiam.
Terceiro Passo:
O terceiro passo está relacionado ao gerenciamento da sua carteira de clientes, pois, muitas vezes, esta é uma tarefa que vem a ser negligenciada por grande parte das imobiliárias.
É por saber que alguns clientes estão mais prontos para negociar do que outros que esse gerenciamento deve existir. Por este motivo as estratégias de abordagem e relacionamento devem ser diferentes.
Enquanto alguns potenciais consumidores da sua base de dados estão “frios” e precisam de conteúdo por meio das redes sociais, e-mail, etc, outros indivíduos já estão “quentes”, ou seja, prontos para realizarem a compra. Essas pessoas necessitam ser abordadas de forma mais direta e incisiva, já que têm uma predisposição maior a comprar.
Quarto Passo:
O quarto e último passo está relacionado a última etapa do seu processo: o pós-venda.
Após a conclusão de uma venda é mais do que importante não cortar o contato com seu cliente, pois sabemos que um consumidor satisfeito sempre indica a empresa a amigos ou parentes. Manter contato com essa pessoa estreita a relação com ela e demonstra que você ainda se importa.
Como forma de se manter sempre ativo na memória do seu (agora) antigo cliente, podem ser enviados e-mails contendo algumas dicas a respeito do imóvel que ele adquiriu, informações sobre novos imóveis a venda, dicas de decoração e muitas outras coisas.
Percebeu que todas essas dicas podem ser facilmente implementadas rapidamente? Claro que exige-se um planejamento e organização prévia para alinhar todas as estratégias, mas sabemos o quão importante elas são, certo?!
Caso queira complementar seu conhecimento é só ler essa nossa outra matéria a respeito do que deve ser feito para que você consiga gerar mais leads para sua imobiliária.