CRM Imobiliário: 5 Motivos para investir em um
Customer Relationship Management, ou CRM (como é popularmente chamado) é uma ferramenta de gestão muito utilizada para gerir a sua base de dados. Dessa forma é possível tanto prospectar quando fidelizar clientes.
Ao utilizar um CRM seu consumidor passa a ser o ponto central de todos os seus processos, fazendo com que você entenda melhor qual a sua jornada, assim como também as suas necessidades. Com um software desses todas as etapas, até a conclusão da venda, é simplificado e facilmente detectável.
Ainda não te convencemos? Então confere aqui embaixo mais alguns motivos (e outras coisas mais) para fazer com que você considere adotar um sistema de CRM para sua imobiliária.
Motivo 1: Facilidade no Acesso
Quando se faz uso de um CRM todas as informações ficam disponíveis da mesma forma para toda a equipe. Assim todos têm acesso aos dados ali expostos e tratam as informações com a devida relevância dela.
Ao cadastrar um novo cliente na sua base automaticamente o software traça seu perfil e já indica os imóveis semelhantes que possuem maior chance de ser aceito pelo consumidor. Conseguiu visualizar como esse processo fica mais simplificado, a rotina fica mais dinâmica e você não precisa investir tanto tempo nesta tarefa?
Motivo 2: Aumento da produtividade
No exemplo acima você conseguiu perceber apenas um item que afeta diretamente a produtividade da sua equipe, certo?! Neste tópico queremos salientar o quão importante é um CRM para este quesito, já que quando se faz uso de um sistema desses ele te entrega maior praticidade.
Se seus corretores “perdem” muito tempo fazendo tarefas repetitivas e não conseguem focar apenas em integrar informações (cadastros, atendimento, etc) para ser mais efetivo na venda saiba que você precisa de um CRM para já, pois está perdendo tempo e dinheiro.
Recorde-se que se seu corretor não vende, isso não é ruim apenas para ele, mas também para sua imobiliária. Portanto lembre-se que o foco dele deve ser obter resultados através das vendas e contrate um CRM logo para fazer a gestão de informações, tornando tudo mais prático e produtivo para a equipe.
Motivo 3: Gerar relatórios
Um bom CRM sempre vai lhe apresentar dados e gráficos (tudo compilado em um relatório) para você e sua equipe ter uma visão mais geral de como anda todo o negócio. Com essas informações é possível enxergar se as estratégias traçadas estão surtindo efeito a curto, médio ou longo prazo e onde é necessário mais esforço para os resultados aparecerem.
Motivo 4: Funil de Vendas
O Funil de Vendas consiste em conduzir – ou acompanhar – o seu cliente até a ação que mais te interessa: a compra. Sendo assim, o funil de vendas é um dos principais pontos presentes em um CRM e atua de modo estratégico mostrando a jornada do cliente.
No mundo imobiliário há 4 etapas no funil. São elas: atendimento, visita, proposta e negócio realizado. O uso desta metodologia no processo da sua imobiliária vai além do aumento das vendas e retenção de mais potenciais clientes, pois ela serve também para que a sua equipe se conheça e saiba em qual parte do funil seu atendimento é mais efetivo.
Adotando um CRM com o Funil de Vendas as vantagens são muitas, pois com certeza você terá um melhor conhecimento seus pontos fortes e de melhoria. Se ainda não faz uso de um CRM, repense muito bem isso.
Motivo 5: Aumento na vendas
Talvez para você, corretor, este seja o tópico mais importante, não é?! Mas ele não é nada mais nada menos que a consequência de tudo que a gente tratou até aqui.
Se você tem facilidade no acesso das informações, a produtividade está em alta, os relatórios te ajudam na tomada de decisão e seu funil de vendas funciona de maneira fluída, saiba que – consequentemente – as suas vendas com certeza aumentarão em médio ou longo prazo.
O CRM tem se tornado cada vez mais primordial para quem está no mercado, sobretudo o imobiliário, que é altamente competitivo. Não perca tempo e faça já essa atualização na sua empresa.
Características inerentes a um bom sistema de CRM imobiliário
No mercado há diversos CRM’s que possuem características tanto em comum quanto exclusivas e é por conta disso que vamos citar aqui os principais atributos que não podem faltar na hora de contratar um sistema desses.
1- Rapidez no armazenamento de informações: Para que tudo funcione da melhor forma seu CRM deve organizar todos os documentos e informações do cliente em um só lugar. Dessa forma evita-se perdas e seu foco fica voltado para as atividades mais importantes.
2- Melhora no relacionamento com o cliente: Por conta do histórico de cada perfil em seu CRM é possível que ele te ajude a identificar novas maneiras de se relacionar com tal cliente. Imagine que um cliente te ligou reclamando sobre algo e como um bom gestor você conseguiu resolver o problema em poucas horas. Neste momento é a hora de atualizar o CRM e agendar lembrete(s) semanal(is) para que sua equipe fique ciente e entre em contato com este cliente seguindo as datas pré-estabelecidas e verifique se tudo está de acordo e satisfatório.
3- Controle mais assertivo: O CRM deve manter registrado tudo que você cadastrar. Dessa forma você terá uma uma visão muito mais geral de quantos clientes conseguiu captar, quantos perdeu, quem desistiu da compra, etc. Tais informações são bastantes importantes para qualquer imobiliária, pois elas são indicadores de desempenho, ou seja, qual foi o motivo que fez com que a empresa não crescesse (ou crescesse).
3 erros frequentes na hora de escolher o CRM
1- Escolher o que tem menor preço: Como dizem: “O barato pode sair caro”. Procure indicações, tente tirar dúvidas com o representante da empresa que possui o software, faça testes, etc. Não deixe que o preço seja o principal fator para a escolha do sistema.
2- Escolher um sistema genérico: No tópico acima nós citamos as características inerentes a qualquer bom CRM, certo?! Lembre-se de não confundir isso com sistemas genéricos, já que cada plataforma possui seu diferencial e exclusividade. O que fará você optar por um ou por outro é, geralmente, como esse diferencial se encaixa na realidade da sua imobiliária.
3- Escolher um CRM sem ouvir a equipe: A escolha de um CRM pode ser uma tarefa difícil e que exige bastante responsabilidade (já que você irá oferecer todos seus dados ao sistema), portanto, discuta sempre com a equipe qual o melhor para todos. Pode ser o mais seguro, aquele que todos usaram com mais facilidade, o mais barato, entre outras coisas. É importante conversar e ouvir a opinião de todos.
Conclusão
Neste texto tentamos mostrar para você o motivo de um CRM ser importante para sua imobiliária, além de te dar dicas sobre como escolhê-lo e os erros que você não pode cometer na hora de contratar o sistema.
Que tal conhecer um pouco mais sobre o Supremo CRM e ver se nosso software atende às suas exigências, hein?!