Imobiliária virtual: Conheça essa tendência e saiba se ela é realmente eficaz
Que a sua imobiliária precisa estar presente digitalmente, isso é fato, mas a grande questão aqui é se uma imobiliária 100% digital traz bons resultados hoje em dia ou um modelo híbrido ainda é o mais adequado?
Atualmente grande parte dos imóveis são procurados através da internet e o processo de compra também é quase todo feito de forma online. Se você está iniciando hoje no mundo dos imóveis, deve estar pensando na possibilidade de abrir uma imobiliária virtual por conta dessas mudanças existentes na sociedade (e que tem grandes tendências de aumentar).
Ao decorrer do nosso texto vamos discutir a respeito das modalidades de imobiliária (física, digital e híbrida) e trazer alguns itens que são necessários em toda imobiliária virtual. Confira nosso post abaixo:
Qual é o melhor modelo de imobiliária para você?
Iniciamos com o questionamento mais básico de todos: saber qual a modalidade de imobiliária que melhor se encaixa na sua realidade.
Para decidir sobre qual modelo deve ser ser sua imobiliária primeiramente você deve se perguntar sobre o comportamento do seu público-alvo. Para optar por uma empresa 100% digital você tem que garantir que seu target também será 100 % digital, ou seja, deverá prestar um atendimento personalizado (e remoto) e ainda assim conseguir ser efetivo com isso.
Se você não conseguir se enxergar na afirmação acima talvez o modelo híbrido (possuir um endereço físico e atual de forma digital) seja a forma mais ideal para você,
Devo ter uma imobiliária virtual?
Como já citamos, grande parte do processo de uma imobiliária acontece de forma online, certo?! Mas ainda há a parte em que é necessário estar presente, como visitação no imóvel, documentação, negociação).
Se o fato de não possuir um endereço físico (imobiliária virtual) não atrapalhe o seu relacionamento com o cliente, então talvez essa seja a modalidade ideal para você e sua equipe.
Como uma imobiliária (100%) virtual deve funcionar?
A facilidade em montar uma imobiliária deste tipo é um dos pontos mais positivos, já que você só precisa ter uma boa conexão com a internet e um computador. Um sistema de CRM também é fundamental para organizar todas as informações do seu cliente, assim como também um site imobiliário.
Não precisamos citar aqui que os gastos são bem menores do que uma empresa com endereço físico, não é?! A ausência do aluguel já é uma diferença muito grande nos gastos fixos de uma empresa.
Outro ponto positivo é que muitas imobiliárias virtuais buscam franqueados. Dessa forma você pode começar a construir seu nome no mercado tendo o respaldo de uma empresa já consolidada. Para as tarefas in loco você pode trabalhar por meio de parcerias em cada região ou então assumir você mesmo a tarefa presencial.
Para ter uma imobiliária virtual do que eu preciso?
1- Site imobiliário (responsivo, chat/chatbot, responsividade e suporte ideal);
2- Conheça – profundamente – qual o tipo de pessoa que pesquisa imóveis online;
3- Invista em Marketing Digital (redes sociais, blog, e-mail marketing, etc);
4- Faça treinamentos (e treine a equipe, se houver) para trabalhar no ambiente digital;
5- Simulador financeiro (para os clientes que optam por algum tipo de financiamento);
Eu quero optar por uma imobiliária virtual híbrida. Como é?
Como já trouxemos, neste tipo de imobiliária você centraliza os dois modelos (virtual e físico). Aqui você possui toda uma equipe montada na estrutura física e utiliza o ambiente online como uma espécie de “vitrine” para seu catálogo de imóveis.
Através do site você recolhe informações valiosas a respeito de clientes (utilizando o CRM, é claro), expõe imagens, vídeos e características importantes de cada imóvel a venda.
Por meio disso você consegue planejar sua estratégia com dados mais valiosos e que garantirão maior sucesso para sua campanha de divulgação, relacionamento com o cliente, etc.