Quanto ganha um corretor de imóveis?
Quanto ganha um corretor imobiliário? Essa é uma dúvida frequente e que acaba, principalmente, atingindo os profissionais iniciantes e que ainda não entendem o padrão e as tratativas do mercado.
Para desmistificar um pouco esse tema, deixamos como sugestão o vídeo abaixo, onde o corretor explica – em pouco mais de 2 minutos – de que forma é calculada a comissão do corretor quando se trata de imóvel de terceiro, alto padrão ou empreendimento de construtora.
Quer ficar por dentro dessa prática de mercado e entender melhor o comissionamento? Então aperte o play no vídeo abaixo e entenda como isso funciona.
Fonte: Canal Jorge Oliveira
Como corretor e dono de imobiliária, o autor do vídeo explica as práticas mais comuns (se tratando de porcentagem e parcela da comissão). Entretanto, é válido ressaltar aqui que nem toda imobiliária irá negociar a comissão da mesma forma que a sua concorrente, independente se a empresa estiver inserida no mesmo ou em um estado/mercado diferente.
Como você já deve ter percebido até aqui, não é possível afirmar – com toda certeza – os valores de cada comissão. Cada negociação tem suas peculiaridades, assim como também as empresas envolvidas no processo.
Como você bem sabe, imobiliárias têm custos superiores a profissionais autônomos, seja com assessoria jurídica para os processos de venda ou outras despesas fixas para manter a estrutura operando (como água, internet, energia, telefonia, material de escritório etc).
Sendo assim, de certa forma, pelo fato de você ser associado a empresa e usufruir da estrutura e outros benefícios dela, o valor do comissionamento pode sofrer alteração. Porém, como falamos, não é possível definir um valor fixo para todas as empresas, uma vez que elas são diferentes entre si. Dessa forma, procure estar sempre atento ao jogo do mercado e a qual imobiliária você acredita ser mais vantajoso ser um corretor associado.