A razão ou emoção influencia mais na decisão de compra?
Como corretor, o que você acha que tem mais influência na decisão de compra dos seus clientes? A razão ou a emoção? Nos seus atendimentos, quais são os fatores que fazem você identificar que o seu cliente compra por um desses dois fatores e não pelo outro?
Esse é um questionamento bastante complicado de responder, não acha? Não há como dizermos com 100% de certeza se o fator X ou Y foi o que teve mais peso na decisão por imóvel Z.
Para esclarecermos um pouco essa dúvida e abrir sua mente para novos horizontes nesse questionamento, trouxemos como indicação um ótimo vídeo do Canal Guilherme Machado, onde ele próprio mostra o que tem mais influência na decisão de compra. Veja:
Fonte: Canal Guilherme Machado – Mercado Imobiliário
Quando falamos da compra de um imóvel estamos nos referindo a um bem de alto valor, não é mesmo?! Se nós olharmos tecnicamente essa não pode ser uma compra guiada pela emoção, certo?
Errado!
No momento em que uma pessoa ou uma família vai comprar um imóvel, nós estamos falando da realização de um sonho. Um lugar onde viverão bons momentos e chamarão de lar. Como nós vamos dizer que a compra não será guiada pela emoção? Claro que a razão se fará presente, afinal, como comentamos, uma residência é um bem de alto valor. Entretanto, a emoção sempre falará maior nesse caso.
Se você apresentar o imóvel certo para o seu cliente, aquele com as características que ele sempre sonhou, é impossível que a decisão de compra dele não seja guiada pura e simplesmente pela emoção. No vídeo, Guilherme fala mais um pouco dessas questões que envolvem o consumidor moderno e como os corretores devem – acima de tudo – agir como pessoas que querem ajudar outras pessoas a realizar seus sonhos.