Cliente que vira amigo não compra com você
É…sabemos que é doído ler esse título e se identificar com a situação. Mas mesmo assim precisamos dizer: cliente que vira amigo não compra com você!
Por mais controverso que essa afirmação pareça, não é preciso irmos muito longe para vermos situações como esta. Se isso nunca aconteceu com você, aconteceu com o corretor que senta ao seu lado. É regra! Se o cliente não te enxerga como corretor de imóveis e confunde as relações (achando que o que vocês possuem é amizade), você não vai vender.
Para ilustrar um pouco sobre esse tipo de situação trouxemos como indicação um excelente vídeo do Canal Guilherme Machado – Mercado Imobiliário. Aperte o play e entenda melhor o que acontece nesses casos para o corretor ser “traído” e acabar não vendendo para o cliente/amigo.
Fonte: Canal Guilherme Machado – Mercado Imobiliário
“Ah! Mas é proibido vender para amigos?” Não! Não é proibido vender para amigos. O que estamos trazendo aqui é o fato de você desenvolver amizade com clientes captados com uma única intenção (que é a venda) e você acabar não conseguindo realizá-la por tornar tudo pessoal demais.
Se envolver demais com o seu cliente a ponto de desenvolver uma amizade é péssimo para qualquer corretor de imóveis. Quando você está negociando com um amigo as tratativas costumam travar, afinal, nenhuma das partes querem desagradar a outra.
E é exatamente assim que você, corretor, acaba perdendo a venda. Seu cliente não te olha mais como um profissional do segmento pelo fato da proximidade da relação entre vocês e acaba recorrendo a outro corretor para realizar o que ele desejava desde o início, que é adquirir um imóvel.
Para tentar contornar essa situação é interessante que você esteja sempre alerta e não deixe que esses casos tomem uma proporção que faça você perder a venda. Tente, sempre que possível, manter a conversa estritamente ligada à compra do imóvel e não envolva assuntos pessoais na negociação, pois é a partir daí que o cliente acaba desenvolvendo uma relação de proximidade com o profissional e o resto você já sabe: venda perdida e comissão zerada.