Como melhorar o desempenho do meu site no Google?
Fazer com que o seu site apareça nos primeiros resultados de busca do Google não uma tarefa fácil. Ela exige comprometimento, alta produção de conteúdo, conhecimento específico e talvez o mais importante: revisões diárias para saber se tudo está funcionando da forma mais correta possível.
Quase que 90% de toda a população não passa da primeira página de resultados na pesquisa do google e é exatamente por isso que vamos mostrar algumas dicas de como você pode ranquear seu site para que novos clientes possam te encontrar.
O que é SEO?
Para quem não sabe ou nunca ouviu falar sobre este termo, SEO significa Search Engine Optimization, que em tradução livre quer dizer “Otimização para motores de busca”. Ele engloba uma série de conjuntos de técnicas que tem como principal intuito fazer com que o seu website tenha um melhor desempenho perante a ferramenta de pesquisas mais utilizada do mundo, o Google.
Por qual motivo eu devo posicionar meu site no Google?
Ter um site bem posicionado no google representa que o seu objetivo (de captar leads, conquistar mais clientes, produzir conteúdo, vender produtos, aumentar o reconhecimento da marca, seja ele qual for) está na direção certa para ser bem sucedido.
Conforme já informamos, grande parte dos usuários da web não passam sequer da primeira página e utilizam somente o google como “buscador principal”. Sendo assim, para reter grande parte desse tráfego orgânico oriundo da plataforma é importante que você se preocupe e se interesse em seguir algumas das nossas dicas para iniciar esse processo de ranquear sua página no google e obter um melhor desempenho para, consequentemente, conseguir um bom posicionamento na plataforma.
1- Conteúdo relevante
Para iniciar vamos te dar a dica básica se você pensa em se estruturar digitalmente: produza conteúdo relevante, de qualidade e que realmente ajude alguém. Se o indivíduo pesquisou por tal termo garanta que o seu texto do seu site a responda da melhor maneira.
Um artigo bem escrito é facilmente reconhecido pelo google e naturalmente sugerido por ele a uma futura pesquisa. Além desta questão, é bem provável que o visitante do seu site recorra mais vezes a ele para esclarecer algumas outras dúvidas.
Além de produzir esse conteúdo relevante há também uma questão técnica por trás, como as TAGS de otimização (que ajudam o google a “ler” seu conteúdo e qualificá-lo).
2- Referencie autoridades e use links internos
Tente sempre comprovar o que está dizendo por meio de links externos e que levem o visitante até sites confiáveis. Se for falar de algum dado estatístico em específico tente referenciar o website ou órgão que realizou aquele estudo.
Além disso, você pode fazer uso – de forma moderada – de links internos. Assim você consegue aumentar o tempo de permanência na sua página e ganha relevância com seu visitante. Para isso, ao produzir o texto encontre relações entre uma matéria ou outra e adicione o hiperlink.
Em ambos os casos citados acima fazem com que o Google entenda que você está oferecendo uma fonte verídica (no primeiro caso) e uma possibilidade de expansão do conhecimento (no segundo caso), fazendo assim com que o leitor tenha uma melhor experiência ao acessar seu site.
3- Preste atenção na velocidade de carregamento do seu site
Ter um site ágil e que carregue de forma rápida é um dos principais fatores de ranqueamento no google.
Procurando a ajuda de um profissional ele identificará a(s) causa(s) do carregamento do seu site ser lento (que podem variar desde o serviço de hospedagem desde plugins desnecessários).
4- Sua página é responsiva?
Site responsivo é aquele que se adapta perfeitamente nos dispositivos móveis. Seu site cumpre este critério?
A experiência do usuário na página é algo que vem se tornando cada vez mais importante (não só para o google) e caso seu portal não possua essa responsividade ele pode ser punido pelo buscador.
5- Atualize SEMPRE!
A quinta dica é bem direta.
Se você não manter o seu site atualizado e não postar conteúdo novo de forma regular, as visitas dele cairão e você perderá relevância, fazendo com que tudo que foi construído até aqui seja simplesmente bagunçado.
Conseguiu enxergar como melhorar o posicionamento no Google é uma tarefa que exige comprometimento? Isso quer dizer que muitas dessas dicas aqui expostas devem ser colocadas em prática de forma simultânea. Dessa forma você garantirá maior chance de sucesso para sua estratégia.