Diferença entre posse e propriedade imobiliária
É posse ou propriedade? Se você é corretor iniciante e essa dúvida ainda não surgiu com certeza em algum momento da sua rotina como profissional da corretagem ela surgirá.
Para se antecipar e sanar de vez essa dúvida recomendamos o vídeo abaixo, do Canal Corretor de Valor. Nele você entende de forma bastante clara e bem exemplificada como esses dois conceitos funcionam na prática. Confira:
Fonte: Canal Corretor de Valor
Além dos dois conceitos apresentados no título deste conteúdo, no vídeo o corretor cita outras particularidades envolvidas na definição desses dois termos. Pelo fato de ser um profissional com bagagem e tempo de mercado, os exemplos citados aqui são de casos reais, ou seja, situações que de fato aconteceram.
É importante que você veja o vídeo acima (principalmente se você for um corretor iniciante) para se antecipar e saber qual rumo tomar no início de qualquer negociação. Os casos aqui apresentados estão na rotina de qualquer profissional do mercado imobiliário e saber disso antes de outros é uma verdadeira vantagem competitiva na profissão.
Caso tenha ficado algum resquício de dúvida vamos explicar a diferença de posse e propriedade de forma resumida e bastante rápida. O proprietário é aquele que é dono de fato do imóvel na matrícula, já quem detém a posse é aquele que usa ou mora no imóvel, seja ele um locatário, usufrutuário ou um cessionário.