Expressões que devem ser evitadas por todo corretor imobiliário
Ter noção do que não deve ser dito também faz parte do dia a dia de um corretor imobiliário e de seu processo de negociação. Sabemos que um profissional desta área deve ter um discurso bem pensado para cativar o cliente, pois, por qualquer descuido (frase mal planejada, errada ou que expresse de maneira errada o que o corretor quer dizer) a venda ficará comprometida.
Por este motivo, todos corretores devem estar 100% focados no momento da visita, prospecção ou venda. Conhecer o imóvel e saber seus detalhes também são pontos positivos que te ajudarão a ter mais confiança na negociação com potenciais compradores.
Hoje, no nosso texto do blog, viemos mostrar algumas expressões que acabam sendo contrárias ao seu objetivo e que podem ser frequentemente usadas sem nem mesmo você perceber.
Confira abaixo quais expressões são essas e que devem ser evitadas por qualquer corretor.
– “Este é o imóvel ideal para você”
Frases que possuem em sua construção trechos como: “imóvel da sua vida”, “imóvel ideal para você”, “esse é a sua cara”, devem ser usados com cautela, já que a residência pode não representar nada do que o cliente procura.
Caso isso aconteça a confiança do seu cliente com você estará em xeque, pois ele olhará para aquilo como uma espécie de desespero para vender e, consequente, descomprometimento com o melhor imóvel para ele.
– “De que forma o/a senhor(a) pagará?”
Apesar de ser importante que o corretor saiba até quanto e como seu cliente pagará, é interessante que expressões deste tipo não sejam usadas e surjam de forma natural através de uma boa conversa. Utilizar frases assim podem ser interpretadas como uma espécie de subestimação com o poder de compra do cliente.
– “Eu espero que…”
Utilizar essa palavra (“espero”) demonstra que você está inseguro com a situação e, consequentemente, não passa firmeza por meio de suas frases. Tente substituir por “acredito”, pois assim você soará mais confiante e firme.
Nem pensar em perder a venda por utilizar essa palavra, hein?!
– “O imóvel é barato…”
Por mais que todos nós sempre queiramos algo barato, o uso desta palavra – além de poder ser interpretada como um termo pejorativo – pode fazer com que o objeto (no caso, o imóvel) seja atribuído a algo que possua menos valor.
Para substituir, tente usar “ótimo custo x benefício” ou “um bom preço competitivo”. Tais expressões são mais atraentes e não abrem margem para outras interpretações.
– “Contrato”
Sobretudo na primeira visita, evite usar a palavra “contrato”.
O uso dela intimida os clientes (que a associam diretamente a burocracia). Somente se o cliente mencioná-la no primeiro encontro é que você deve explicar da forma mais simplificada que puder.
Tente tratar sobre isso por telefone ou e-mail, mas nunca na primeira visita ao cliente.
Não desperdice o (pouco) tempo que você estiver com o cliente. Tente ser mais assertivo na negociação através de estratégias pré-definidas e não faça uso das expressões citadas para não correr o risco de perder a venda por pura desatenção.
Lembre-se que os clientes sempre procuram alguém que entenda suas necessidades e se esforce para atendê-las.
Diz aí! Gostou de saber destas expressões? Tem outras para indicar?