Quero gerar leads para minha imobiliária. O que fazer?
Em um mundo cada vez mais tecnológico somos capazes de ver diversos setores passando por transformações digitais e se adaptando a essa nova realidade. O mercado imobiliário, por exemplo, é um desses ramos que ainda estão aprendendo a lidar com as novas ferramentas que auxiliam no impulsionamento de suas vendas.
Como consequência disso, para o mercado imobiliário, criou-se a necessidade de não apenas entender o que são leads, mas também de como gerá-los e se relacionar com eles. Se há alguns anos o comum era ir até uma imobiliária física, conversar com o corretor e fechar negócio, a realidade atual é muito diferente dessa, já que hoje em dia grande parte dos negócios são concluídos de forma quase que 100% digital.
Nesta matéria o nosso objetivo principal é ensinar a você todo o aspecto técnico que está por trás da geração de leads e de que forma você pode aplicar esses ensinamentos. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
O que são Leads?
Lead é um termo – muito utilizado no marketing – que faz referência direta a uma oportunidade de negócio. De modo mais simples, lead é um prospect (cliente em potencial), ou seja, alguém que já demonstrou interesse por algum produto ou serviço que você está oferecendo.
Este termo também quer dizer que esse consumidor não está apenas observando seu produto, ele tem real interesse em adquiri-lo e, por esse motivo, sua equipe comercial tem mais chances de fechar negócio.
Geralmente um lead cede informações, como o nome, endereço de e-mail, telefone, etc, a seu respeito em troca de alguma oferta ou algo que ele considere ser de valor (mostraremos alguns exemplos de ofertas um pouco mais na frente).
Por que é importante gerar leads para o mercado imobiliário?
Como já foi falado, a transformação digital modificou e impactou diversos setores da nossa sociedade e como consequência disso pudemos observar o aumento massivo da competitividade dentros dos mercados. A ampliação da concorrência não é algo exclusivo do ramo imobiliário, mas é fato que este setor foi um dos mais impactados, já que nos últimos anos pôde-se notar a entrada de diversas empresas focadas em resolver problemas das imobiliárias.
Trazendo agora a questão do por que é importante gerar leads, vimos no tópico anterior que esses indivíduos já estão interessados em algum dos seus produtos ou serviços, certo?! Sabendo disso é importante que a imobiliária/corretores tenham estratégias pré-definidas para poder se relacionar (de forma realmente efetiva) com esses contatos e assim transformá-los em leads qualificados para que a oportunidade comercial seja arrematada.
Imagine que há um grande filtro e que os leads são aqueles que ficam retidos no filtro. Podemos dizer que os retidos são os qualificados e com maior predisposição a adquirir seu produto/serviço. Dessa forma seus esforços de venda são direcionados para os indivíduos que te possibilita vender para mais pessoas.
Conseguiu entender o motivo da geração de leads ser tão importante para uma imobiliária? Muito bom! Agora vamos dar continuidade e apresentar a você algumas estratégias interessantes de captação e nutrição de leads.
Gerando Leads:
Agora que você já conseguiu entender o que é um lead e sua importância para o mercado imobiliário, chegou a hora de vermos algumas dicas de como gerar leads com qualidade através de estratégias que são facilmente aplicáveis.
1- Site
O site é um dos principais – se não o principal – canal da sua imobiliária. Por conta disso é importante que ele esteja focado em converter (através de banners, pop-up, etc) um indivíduo que acessa o site em lead.
Além disso, podemos também citar a importância de sua página ter um sessão exclusiva para um blog, não é mesmo?! Já que, atualmente, os consumidores gostam de consumir conteúdo de qualidade, o que nos leva para a segunda estratégia.
2- Conteúdo relevante
É correto afirmar que a produção de conteúdo é o que move o inbound marketing e que faz com que a sua geração de leads seja bem sucedida. Sendo assim, é importante ressaltar a importância de se produzir conteúdos completos e que, de fato, ajude seus potenciais clientes.
Além disso, iremos ressaltar aqui que este tipo de estratégia fará com que a marca ganhe credibilidade com sua audiência, transformando você em autoridade no assunto. Embora o blog seja uma das coisas mais importantes em sua estratégia, é importante variar nos formatos, trazendo vídeos, infográficos e outras coisas.
Percebeu como tudo gira em torno do seu prospect, não é?
3- Crie listas
Criar listas de e-mails é mais uma boa forma de contatar diretamente seus potenciais clientes e ganhar sua atenção. Lembrando que o envio dos e-mails podem ser facilmente combinados com a estratégia de conteúdo.
Outra dica muito importante é disparar a mensagem de forma moderada, e não realizar envios diariamente para encher a caixa de entrada do lead (isso pode ser considerado spam).
No momento da captação do contato é importante que algumas preferências – por parte do consumidor – fiquem transparecidas. Dessa forma o conteúdo do e-mail será o mais relevante possível para ele (aumentando consideravelmente suas chances de ser clicado pelo lead).
4- Seja ativo nas redes sociais
Além de ser um importante meio para se relacionar com os clientes, as redes sociais também são um ponto de contato entre sua marca e o lead.
Você sabia que potenciais clientes que seguem o seu perfil numa rede em específica tem mais chances de se transformarem em consumidores dos seus serviços/produtos? Pois é! Seja um like, um comentário ou compartilhamento, toda forma de interação com sua página é interessante e sempre significa alguma coisa.
As possibilidades de produzir conteúdo, neste meio, para suas personas são infinitas, portanto, pense bem antes de pôr alguma ação em prática e planeje muito bem sua estratégia.
5- Invista em Ads
A mídia paga é algo usual hoje em dia. Pequenas, grandes e médias empresas (de segmentos bem diferentes) costumam investir em anúncios patrocinados como forma de alavancar seu negócio ou dar destaque a um dos seus produtos.
Google Ads, Facebook/Instagram Ads, Linkedin Ads, etc. Essas são as principais plataformas que oferecem esse tipo de serviço e todas têm suas particularidades e atributos inerentes às redes por qual foram desenvolvidas.
Quando sua imobiliária decidir investir em alguma dessas plataformas de anúncios é importante que tudo esteja alinhado a sua estratégia, pois o objetivo da campanha deve estar o mais claro possível para que assim a efetividade do investimento possa ser medido.
6- Ferramentas para gerar leads
Como citamos no início desse artigo, o mundo tem ficado cada vez mais digital e com alguns desses avanços surgiram as ferramentas que nos auxiliam na geração de leads.
Alguns exemplos dessas ferramentas são:
- Realidade Virtual: Por meio dos óculos V.R. esta tecnologia permite que pessoas interessadas em um certo imóvel o visite sem nem mesmo ter pisado no local;
- Chatbots/Inteligência Artificial: Usados em sites para simularem conversas reais, os chatbots servem, exclusivamente, para melhorar o relacionamento das empresas com os clientes;
- Aplicativos: Os apps, de forma geral, vieram para facilitar muitos processos que antes só eram possíveis fazer através de um computador ou notebook, por exemplo. O mobile com certeza mudou a forma como os corretores e imobiliárias se relacionam com seus clientes.
7- Landing Pages
As páginas de captura, ou landing page, como são popularmente chamadas, servem a um objetivo bem específico: transformar o seu visitante em lead.
Tendo diversos layouts, cores, informações, CTA’s (Call to Action), as landing pages devem ser tratadas com enorme cuidado, já que elas são as principais responsáveis pelo seus leads gerados.
A sua página de captura deve ser a mais “clean” possível, fazendo com que o visitante tenha somente duas opções: ou se inscrever no seu formulário ou fechar a página.
8- Entenda seu público
Por último, e também muito importante: Entenda seu público!
O que ele gosta de fazer? O cliente prefere piscina ou praia? Qual sua comida favorita? Podíamos ficar horas digitando as possibilidades de preferência do seu público-alvo, mas essa não é a nossa intenção aqui.
Portanto, faça questionamentos sobre os seus gostos e entenda de que forma ele costuma pensar. Caso – no momento – ele não se interesse por um imóvel, é importante manter registrada essas preferências, pois futuramente com certeza ela valerá algo e até quem sabe, no futuro, ele não compre algo do seu catálogo de imóveis, hein?!
Conclusão
Como foi possível perceber ao longo de todo o texto, existem diversas possibilidades de gerar leads. Aplicar somente uma estratégia, juntar duas ou mais, desenvolver a sua própria, enfim, as possibilidades são muitas.
No mundo moderno, em que coisas novas surgem todos os dias, é importante não criarmos barreiras e estarmos abertos a toda e qualquer inovação que surgir no mercado.
É importante lembrar sempre que o relacionamento com o lead deve ser o foco de toda imobiliária que quer ser bem sucedida, já que de nada adianta captar inúmeros contatos e não nutri-los da forma correta.
Se você está pensando em dar o próximo passo e adotar as estratégias citadas acima, saiba que você pode contar com a Interative para isso. Nós fazemos uso do software Supremo CRM, que é a plataforma de gestão imobiliária ideal para suprir todas as suas necessidades.
Entre em contato conosco!