Veja o que é comportamento do consumidor e sua importância
Saber como o seu consumidor se comporta é fundamental para qualquer segmento, entretanto, no ramo de vendas é essencial que você estude e entenda o seu cliente para ser assertivo nas negociações.
O mercado imobiliário vem mudando cada vez mais rápido. E não estamos falando da questão econômica que é intrínseca a esse nicho, mas falamos dos fatores comportamentais que estão relacionados a um perfil de público e como esse comportamento afeta o seu padrão de consumo.
No vídeo abaixo, do Guilherme Machado (que possui um canal no youtube de mesmo nome), ele trata exatamente sobre isso: até onde você deve entender o seu cliente e como o mercado vem necessitando de corretores cada vez mais preparados e que possuam estratégias de vendas baseadas nesses comportamentos. Confira o conteúdo abaixo:
Fonte: Guilherme Machado – Mercado Imobiliário
Em conceito, comportamento do consumidor é o conjunto de toda e qualquer ação e hábito dos seres humanos durante sua jornada de compra. Quais fatores influenciam ele? Cultura? Religião? Estágio da vida? Entender essas motivações é essencial para ser assertivo nas tratativas/negociações com o seu cliente.
Esse com certeza não é um aprendizado fácil. Aliás, as pessoas são diferentes umas das outras e cada uma possui suas particularidades. Mas o que você pode tornar como padrão nos seus clientes baseados na forma como eles consomem? Isto é, se você sabe quais são os hobbies do seu cliente, do que ele gosta de assistir ou qual seu esporte favorito, automaticamente você conseguirá “unificar” certas ações e deduzir um padrão de comportamento entre as pessoas que possuem interesses em comum, logo saberá como se conectar de maneira mais rápida com esse indivíduo e criar uma relação com eles.
Afinal, como o próprio Guilherme Machado deixa claro no vídeo: mercado imobiliário não é sobre imóveis, é sobre pessoas, relacionamento e conexão.